Antes de mais nada, o brócolis é uma verdura da família dos crucíferos, assim como o repolho e a couve e etc., o que mata a grande questão do “brócolis é verdura ou legume”. O brócolis além de ser fácil de ser encaixado em várias receitas, possui muitos nutrientes e fibras que são benéficas ao nosso corpo.
No entanto, se nos perguntarmos para que ele serve, teremos uma lista enorme e que aumenta a cada dia, sendo assim, vamos listar alguns de seus principais benefícios.
Para que serve o brócolis?
O brócolis é um alimento de cultivo milenar, data-se que desde o império romano já era tido como alimento de grande valor. Além de ser rico em vitaminas o brócolis previne doenças vasculares, ajuda a visão e fortalece o sistema imunológico.
O brócolis possui altos valores das vitaminas A, B, C, E e K, bem como minerais como o potássio, cálcio, ferro, zinco e sódio. Contudo, o brócolis ainda ajuda a controlar o nível de antioxidantes que ajudam no combate ao câncer de mama, que afeta mulheres no mundo todo. Confira essa matéria completa aqui.
O brócolis é bom para que?
- Fortalece o sistema imunológico.
- Ajuda a combater e reduz o risco de câncer (não só o de mama).
- Fortalece os ossos.
- Combate o envelhecimento.
- Melhora a função cerebral.
- Solta o intestino em caso de prisão de ventre.
- Melhora o sistema cardiovascular.
- Diminui inflamações
- Ajuda a controlar o açúcar no sangue.
Nesta listagem temos alguns dos benefícios desse alimento tão importante em nossa dieta e como já falamos, essa lista não para de crescer, tendo em vista que ainda existem outros benefícios sendo pesquisados nesse exato momento.
Um dos pontos que fazem com que esse alimento seja um de nossos preferidos, é sua facilidade e rapidez na hora de prepará-lo, além disso, de ser encontrado também. Você pode encontrar em qualquer feira ou mercado próximo de sua casa e se tiver dúvidas na preparação, pode acessar nosso post sobre como cozinhar o brócolis, lá oferecemos dicas que você não pode perder.
Qual o consumo ideal?
O consumo estipulado é de 2-3 vezes por semana, para que você sempre possa contar com todos os benefícios listados logo acima, mas ainda não se tem uma porção semanal 100% comprovada. Sendo assim, o ideal é fazer o brócolis sempre que possível aproveitando sua grande versatilidade.
Gostou de nossas dicas e receitas? Compartilhe com seus amigos e parentes, temos certeza de que eles gostarão também de obter estas informações.